MALBA VARJÃONOTÍCIAS

PARABÉNS, BARRA DO GARÇAS! 72 ANOS DE PROGRESSO!

Da redação

15 de setembro de 2020: Barra do Garças completa mais um aniversário. Mais um ano a comemorar para uma cidade da qual se orgulham seus habitantes, sempre guerreiros, trabalhando cada dia para que seja cada vez melhor – sob todos os aspectos.

Não foi fácil chegar ao patamar em que se encontra. Foi necessário muita coragem, garra e dedicação de um povo trabalhador, idealista e talhado para os desafios que se apresentavam.

Da casinha simples, única, de pau a pique e coberta de palha, situada às margens solitárias do belo encontro dos Rios Garças e Araguaia que se juntaram para unir povos, à cidade progressista, desenvolvida, com sua economia fincada em pilares sólidos do comércio, serviços, do agronegócio, da industrialização e do turismo, pela determinação dos pioneiros muito se passou, muita água desceu rio abaixo.

E Barra do Garças hoje é uma cidade conhecida e reconhecida no mundo inteiro! Barra é o místico e encantador Vale do Araguaia no mundo! Ou no universo: quem sabe, irmãos extraterrestres estejam pensando aportar por aqui? Ou, já aportaram e nem percebemos?

Mas Barra – como carinhosamente a chamamos – apesar de moderna, conserva suas tradições, seu jeito de cidade do interior, com seu povo simpático e acolhedor.

No encontro dos rios, a descoberta de uma riqueza: o diamante; com isso vieram os sonhos de riqueza dos garimpeiros que rapidamente ocuparam o lugar. Nascia a Barra Cuiabana.

Foi impositivo que se tornasse a sede do município após o vertiginoso progresso trazido pela presença da Fundação Brasil Central, que ao implantar frentes de serviço deu trabalho ao nativo.

Construíram-se pontes ligando sonhos e culturas. Barra do Garças sempre exercitando sua vocação de cidade acolhedora, que recebe bem quem por aqui chega. Foi assim que após os membros da Fundação Brasil Central deixarem a região, recebeu os arrojados e intrépidos agricultores do sul do país que aqui aportaram, trazendo sua valorosa força de trabalho.

Também recebeu os que acreditam ser Barra do Garças um lugar concentrador da energia positiva do universo, encantados que são com as belezas naturais e o misticismo que cerca a Serra do Roncador, com seus mistérios e segundo acreditam, abrigo de outros mundos, outras dimensões, imagináveis somente por quem tem o conhecimento pleno.

O povo Barra-Garcense unido e acolhedor, mantem a história viva, respeitando as tradições, a fé e a multiplicidade cultural que o forma. Valoriza a todos que fazem parte de sua história, aos pioneiros, que acreditaram ser possível construir uma cidade tão imponente, aos nossos irmãos índios, aos que vieram pela fé e pelo que acreditam e aos que um dia, munidos de coragem, deixaram para trás seu estado natal e migraram para essa terra de riqueza e fraternidade.

Os tempos difíceis de pandemia haverão de passar. Que passem logo, para que possamos viver as alegrias de um entardecer à beira do rio jogando conversa fora nos acolhedores bares, restaurantes ou cafés, ou mesmo ficar alguns minutos à porta de casa dando atenção a um vizinho.

Barra do Garças dos rios que que se juntam e unem dois estados, três municípios, uma região. O rio que se torna um só, Rio Araguaia, nunca divide: une!

Barra do Garças, cidade querida. Aqui o passado se faz presente, o presente se faz futuro e o futuro, já chegou há muito.

Parabéns, Barra do Garças querida. Parabéns à Barra do Garças e ao seu povo trabalhador e honrado.

Total Views: 129 ,

Comments (1)

  1. Parabéns Barra do Garças!

Comments are closed.