ALCACO & CULTURANOTÍCIAS

ESPECIAL – “VOANDO NA AMAZÔNIA” E “AVIÕES E MÚSICAS” – AVIAÇÃO DESMISTIFICADA ATRAVÉS DE DOIS ÓTIMOS CANAIS NO YOUTUBE

Por Paulo Rolim – Imagens: Comte Elvisson Tavares e Aviões e Músicas.

99.998… 99.999… 100.000!!! O Comandante Elvisson Tavares demonstrou muita alegria e felicidade ao alcançar o significativo número de cem mil inscritos em seu canal “Voando na Amazônia” na plataforma de vídeos YouTube. Fez questão de registrar em vídeo o momento que atingiu a marca.

Recentemente, outro canal voltado para o tema aviação, o simpático e espetacular “Aviões e músicas”, apresentado pelo mecânico de manutenção e apaixonado em aviação Lito Sousa, dividiu com seus inscritos – ou seguidores – a placa recebida pelo YouTube, que registrava, valorizava e o parabenizava pela marca excepcional de um milhão de inscritos. Detalhe: ao escrever essa matéria, o Canal do Lito Sousa, “Aviões e Músicas”, já tem mais de um milhão e trezentos mil inscritos e o “Voando na Amazônia”, do Comandante Elvisson Tavares mais de cento e dois mil.

Embora os canais tratem do mesmo assunto, aviação, cada um tem sua identidade e peculiaridades e são completamente diferentes em sua essência, quer pela atuação profissional de seus condutores, ou pelo ambiente em que transitam.

Tavares, voando pelos céus da Amazônia ou em solo, traz uma mensagem muito interessante de preservação da região mais importante do planeta, além de estimular a quem quer seguir a profissão de aeronauta, mostra em detalhes a rotina de um piloto e Lito, do “Aviões e Músicas” revela detalhes até então desconhecidos sobre o mundo da aviação mundial, traz esclarecimentos que podem ajudar para que as pessoas percam o medo de voar, e leva e coloca seu telespectador (é assim que se chama quem vê vídeos no YouTube?) diante do cockpit das mais modernas e avançadas máquinas de voar.

Lito Sousa tem uma bela história de vida. Com determinação, esforço e luta conseguiu ainda muito jovem entrar no mundo da aviação através da mecânica de manutenção e com muito foco e inteligência, se tornou um dos grandes profissionais da área, com formação e certificação internacional, tendo trabalhado na lendária Varig e depois, nas maiores e mais modernas companhias aéreas do mundo.

Com mais de três décadas na área de manutenção de aeronaves de grande porte da aviação comercial, ou seja, aviação de linha aérea como ele define, é sempre uma grande referência no setor, sendo constantemente consultado em matérias especiais sobre o tema, trazendo de maneira segura e responsável respostas a questionamentos sobre os mais diversos assuntos.

Sua simpatia pessoal, aliada à forma simples e didática de transmitir informações sobre tudo o que acontece com aviação no mundo, desde acidentes aéreos, modelos de aviões, novidades, equipamentos, aeroportos, ao longo de mais de 650 episódios, fez com que a cada vídeo lançado no seu canal do YouTube obtenha de imediato milhares de visualizações.

O comandante Elvisson Tavares, desde criança traz a aviação em seu horizonte e lutou muito para conseguir chegar onde está e hoje tem o privilégio de diariamente ter sob seus pés – ou suas asas – a exuberância, a magia e o fascínio da bela paisagem da região amazônica.

Tavares, como Lito, também possui uma maneira simples e franca de apresentar seus vídeos. No conteúdo, a rotina de um piloto comercial com check-lists, pousos, decolagens, aproximações, voos noturnos, relatos sobre o movimento dos aeroportos hoje vazios ou com estrutura precária, sempre a bordo de seu instrumento de trabalho, um Cessna Caravan C208B, considerado por ele como “O Trator voador”, pertencente à empresa Ortiz Táxi Aéreo, com sede em Rio Branco – AC, onde é diretor de operações e claro, piloto.

Recentemente, de maneira emocionada e quase simultânea, Lito e Elvisson postaram vídeos onde descrevem os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o setor de aviação civil. Elvisson mostrando o outrora movimentado Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, AM, sem movimento, e Lito Sousa, as imagens tristes de inúmeros aviões no solo, como se estivessem em formação, feito soldados estáticos do caos que se abateu sobre o setor aéreo.

Os dois – Lito Sousa e Elvisson Tavares –  guardam uma característica comum: gostam muito do que fazem e parecem dois bons professores de cursinho pré-vestibular. São calmos e muito claros ao transmitir as mensagens em seus vídeos, como se falassem a uma plateia de alunos atentos.

Lito, em tempos de pandemia, manteve atualizado o conteúdo do seu canal e Elvisson Tavares, diminuiu um pouco a frequência de publicação dos vídeos, quando passou a voar muito mais, premido pela necessidade de atender aos inúmeros clientes que precisam de seu conhecimento e de seu serviço profissional para levar equipamentos, medicamentos e insumos necessários ao tratamento e profilaxia da doença aos locais mais distantes da Amazônia.

Há poucos meses o Comandante Elvisson Tavares lançou um projeto onde pretende voar a baixa altitude em uma espécie de ultraleve altamente seguro, até Cruzeiro do Sul, cidade onde nasceu, e a partir daí, seguir de barco pela bacia hidrográfica do alto Juruá até a Serra do Divisor, quase na fronteira com a Peru. No roteiro, voos relativamente baixos, conforme seu planejamento e o registro em fotos e vídeos, que certamente serão publicados em seu canal.

Para financiar esse projeto, ele abriu uma vaquinha virtual, onde já começou a arrecadar fundos e pretende atingir a importância de 15 mil reais, para fazer face aos custos do empreendimento.

Lito e Comandante Elvisson Tavares são dois grandes sucessos na vida profissional e em seus canais, que tratam do tema aviação.

Acessem o YouTube e conheçam os canais “Aviões e Músicas” e “Voando na Amazônia”. Conheçam e viajem sem medos em seus sonhos de criança, e sem sair do lugar. De repente, você poderá se sentir pilotando um poderoso e imponente A-330, ou a bordo do versátil e robusto Cessna Caravan 208B.

https://www.youtube.com/c/VoandonaAmaz%C3%B4nia/videos

https://www.youtube.com/c/avioesemusicas/videos

IMAGENS A SEGUIR: COMTE ELVISSON TAVARES – CANAL “VOANDO NA AMAZÔNIA”

 

 

 

 

Total Views: 317 ,