HISTÓRIA

MEMÓRIA – GAZITA MAGAZINE E A EDIÇÃO ESPECIAL DE UM ANO

Em 20 de fevereiro de 1979, circulou a edição número 10, ano II da Gazita Magazine, comemorativa a um ano de existência da publicação.

Na capa, trazia a logomarca das Nações Unidas alusiva ao Ano Internacional da Criança e ao Ano I da Criança Brasileira, estabelecido pela UNICEF, que visava alertar ao mundo os problemas que afetavam de todas as formas crianças de até sete anos de idade.

No conteúdo, todo em preto e branco, matéria especial sobre a “Revolução de Aragarças”, onde Valdon Varjão exerce sua verve de historiador, narrando fatos interessantes da história da acolhedora cidade situada à margem direita, do lado goiano do Rio Araguaia.

Também registro de pessoas com destaque da sociedade da região nas colunas sociais “Jet Set” e “Ribalta Social”, as curiosidades dos “Fatos Pitorescos”, uma interessante página “Só para mulher, homem não lê”, opinião de colaboradores e outros assuntos interessantes, que em muito contribuíram para o sucesso da publicação.

No editorial, um breve relato sobre os objetivos da existência da publicação, as dificuldades enfrentadas para, durante um ano inteiro, coloca-la “na praça” e o agradecimento a todos os que direta ou indiretamente colaboraram para a sua existência e continuidade.

Alguns trechos do editorial:

“Com esta edição alcançamos o primeiro ano de vida da revista GAZITA MAGAZINE.

Foi árduo nosso trabalho, levando em conta que nos sustentamos por idealismo, sem proteção de coberturas financeiras de quaisquer grupos (…).

Tivemos como meta principal a divulgação de Barra do Garças, de nossa gente, dos nossos costumes, vivências, nosso passado, principalmente nosso futuro; nossas potencialidades e nossa hospitalidade como povo amigo que fizemos com que esta cidade se tornasse como se tornou: cobiçada, interessante e benquista.

(…)

Nossa revista pode ter sido modesta de aparência, fraca de conteúdo intelectual, porém teve circulação bem dirigida e provocou uma penetração espetacular, chegando a ter leitores na França e na Itália, além da vasta e larga aceitação em grandes centros do país, o que prova a correspondência que recebemos no dia a dia.”

Os princípios da GAZITA MAGAZINE, editada por um idealista há mais de quarenta anos, são os mesmos que hoje norteiam os caminhos do Portal Valdon Varjão. Com muita honra!

Devido à necessidade de se preservar os originais da GAZITA MAGAZINA, as imagens escaneadas pode não estar alinhadas ou muito nítidas.

 

Editorial

 

Contracapa com propaganda de patrocinadores

 

Coluna social

 

Jet set – coluna social

 

Divulgação de Barra do Garças

 

Só para mulher

 

Última página – Capa

Total Views: 81 ,