MALBA VARJÃO

REFORMA INTERIOR: COMO FAZER?

Drª Malba Thania Alves Varjão

Executar com alegria as obrigações diárias; perceber, mas permanecer em silêncio diante de ofensas recebidas, não efetuar cobranças a amigos ou quem quer que seja em relação a suas atitudes, e se fizer um favor, esquecer, afinal, “que a tua mão esquerda não saiba o que fez a direita”.

Permanecer mudo diante da agressividade de pessoas próximas ou distantes, não censurar ou rebater opiniões que divergem da nossa e seguir praticando a empatia e exercitar o perdão

Nunca, jamais provocar a quem quer que seja de maneira que possa parecer maldosa ou maliciosa, não repetir conversas enfadonhas e em um ato reflexo de generosidade, dar ensinamentos a quem deles nos solicitar. Praticar a paciência, a tolerância e descobrir o amor próprio.

Se tiver oportunidade, ouvir com o coração aberto e leve, de maneira fraternal o relato das mágoas, das dores das pessoas que procurarem e servir, colaborando para minimizar o sofrimento e mostrar o bom caminho para a resolução de seus problemas.

Praticar o silêncio, ouvir o seu eu interior através da meditação e contemplação das maravilhas da natureza.

Buscar sem afetação maneiras de servir, porém com consciência, para não se tornar serviçal e nunca, jamais prejulgar.

Buscar o que existe de melhor no coração e na índole das pessoas próximas, não apontar defeitos – que todo ser humano tem e talvez, em grande quantidade.

Ser humilde, cordato, porém sem se humilhar. Cultivar a alegria, não aborrecer sem permitir aborrecer-se.

Ajudar, sem cobrar reciprocidade ou exigir retorno! Não ver problemas em tudo e em todos e sim buscar soluções e encontrar oportunidade de aprendizado.

Perdoar! Conceder o perdão de maneira espontânea e natural, por difícil que possa parecer, a quem quis ou conseguiu te machucar e em sentido inverso, jamais ferir as pessoas. Ser paciente, tolerante e caridoso.

Encontrar as oportunidades de adquirir mais e mais conhecimento na grande escola da vida: obter o aprendizado do amar, agradecer, retribuir e doar.

Dessa forma, agir como aquela leve brisa que aproveitando a oportunidade de passar por uma fresta, por menor que seja, segue seu caminho a partir da possibilidade que teve e assim, leva suavidade e frescor a quem encontra pelo caminho.

Drª Malba Thania Alves Varjão é Psicóloga Clínica.

Total Views: 255 ,

Comments (2)

  1. Que legal! Gostando muito de visitar este site!

    Parabéns pela ideia!

    Profª Vera Lúcia Alves Mendes Paganini

  2. Muito bom estas palavras!
    Marcos Vinicius Ferreira Alves

Comments are closed.