Drª Malba Thania Alves Varjão
Executar com alegria as obrigações diárias; perceber, mas permanecer em silêncio diante de ofensas recebidas, não efetuar cobranças a amigos ou quem quer que seja em relação a suas atitudes, e se fizer um favor, esquecer, afinal, “que a tua mão esquerda não saiba o que fez a direita”.
Permanecer mudo diante da agressividade de pessoas próximas ou distantes, não censurar ou rebater opiniões que divergem da nossa e seguir praticando a empatia e exercitar o perdão
Nunca, jamais provocar a quem quer que seja de maneira que possa parecer maldosa ou maliciosa, não repetir conversas enfadonhas e em um ato reflexo de generosidade, dar ensinamentos a quem deles nos solicitar. Praticar a paciência, a tolerância e descobrir o amor próprio.
Se tiver oportunidade, ouvir com o coração aberto e leve, de maneira fraternal o relato das mágoas, das dores das pessoas que procurarem e servir, colaborando para minimizar o sofrimento e mostrar o bom caminho para a resolução de seus problemas.
Praticar o silêncio, ouvir o seu eu interior através da meditação e contemplação das maravilhas da natureza.
Buscar sem afetação maneiras de servir, porém com consciência, para não se tornar serviçal e nunca, jamais prejulgar.
Buscar o que existe de melhor no coração e na índole das pessoas próximas, não apontar defeitos – que todo ser humano tem e talvez, em grande quantidade.
Ser humilde, cordato, porém sem se humilhar. Cultivar a alegria, não aborrecer sem permitir aborrecer-se.
Ajudar, sem cobrar reciprocidade ou exigir retorno! Não ver problemas em tudo e em todos e sim buscar soluções e encontrar oportunidade de aprendizado.
Perdoar! Conceder o perdão de maneira espontânea e natural, por difícil que possa parecer, a quem quis ou conseguiu te machucar e em sentido inverso, jamais ferir as pessoas. Ser paciente, tolerante e caridoso.
Encontrar as oportunidades de adquirir mais e mais conhecimento na grande escola da vida: obter o aprendizado do amar, agradecer, retribuir e doar.
Dessa forma, agir como aquela leve brisa que aproveitando a oportunidade de passar por uma fresta, por menor que seja, segue seu caminho a partir da possibilidade que teve e assim, leva suavidade e frescor a quem encontra pelo caminho.
Drª Malba Thania Alves Varjão é Psicóloga Clínica.
Que legal! Gostando muito de visitar este site!
Parabéns pela ideia!
Profª Vera Lúcia Alves Mendes Paganini
Muito bom estas palavras!
Marcos Vinicius Ferreira Alves