NOTÍCIAS

COVID-19: CONTÁGIO AVANÇA ENTRE POVO XAVANTE E MOBILIZA AUTORIDADES

Da redação, com assessorias.

Em videoconferência na tarde do último dia 30 de junho, em que participaram o Prefeito de Barra do Garças Roberto Farias, a Ministra Damares Alves, da pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e o Senador por Mato Grosso Wellington Fagundes, foi manifestada a preocupação com o avanço da Covid-19 entre os membros da comunidade Xavante da região do Vale do Araguaia, onde vivem mais de 22 mil indígenas, em diversas aldeias.

O contagio com a doença superlota o sistema de saúde de Barra do Garças, que além dos moradores do município, como cidade polo em saúde atende a uma população de aproximadamente 400 mil pessoas, oriundas do de diversas localidades do Mato Grosso e também de Goiás.

Segundo informa a Prefeitura de Barra do Garças em seu site oficial, das vagas disponíveis em UTI e enfermaria, grande parte estão ocupadas por membros das comunidades indígenas, o que satura o sistema. Uma das soluções solicitadas pelo prefeito na videoconferência mediada pelo Senador Wellington Fagundes, é a implantação imediata de um hospital de campanha com aproximadamente vinte leitos, além da atuação de militares do Exército Brasileiro em barreiras sanitárias próximas às aldeias, impedindo o deslocamento desnecessário de membros do povo indígena e também a invasão do território ou presença sem justificativa de não indígenas.

O Senador Wellington Fagundes, que tem atuado fortemente na obtenção de medidas e recursos para a região, recentemente, em 24 de junho durante reunião da Comissão Mista da Covid-19 no congresso Nacional levou ao Ministro Interino da Saúde Eduardo Pazuello, suas preocupações e solicitou providências.

A FUNAI – Fundação Nacional do Índio tem marcou presença recentemente através de uma força tarefa que incluiu a SESAI – Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde e Ministério Público Federal, onde além de reuniões, desenvolveram ações como instalação de barreiras sanitárias, distribuição de cestas com alimentos e de kits de higiene e limpeza.

No âmbito da Prefeitura, no dia 26 de junho Prefeito Roberto Farias emitiu o decreto 4.367/2020, onde estabelece medidas que disciplinam o trabalho de prestadores de serviços e fornecedores junto às aldeias indígenas localizadas no município.

Diante do quadro grave que se apresenta, resta às autoridades atitudes como têm tomado e esperar que o governo federal através de seus entes aja rápida e eficientemente.

Total Views: 306 ,

Comments (1)

  1. Medidas urgente estão sendo tomadas para conter o contagio da pandemia em Barra do Garças e na população indígena da região.

Comments are closed.