Texto e imagens: Malba Thania Alves Varjão
Você olha para trás e vê o quanto superou e cresceu. Sente orgulho do que viveu e aprendeu com o tempo: dominar impulsos, sentimentos ruins, emoções conflitantes e situações aparentemente difíceis de vencer.
Nascemos para viver em sociedade, somos seres sociais e dependemos de outras pessoas desde o nascimento e desenvolvimento, mas no decorrer da vida, ao longo da existência muitas vezes não somos compreendidos em nossas escolhas, sejam de vida, pessoas, lugares, e até em decisões que somos obrigados a tomar. Nos sentimos de tal maneira incompreendidos, que nos magoamos com a vida, por atitudes de pessoas que nos ferem em nosso amor próprio, atingem nossa autoestima e nos provocam sentimentos contraditórios, sensações de menor valia, até mesmo de inferioridade.
Mas a vida, como um grande rio, segue placidamente seu curso, onde tudo é perfeito, obra divina ditada pelo Criador, que tudo sabe e faz acontecer no tempo certo!
Existe um ditado que diz: Não apresse o rio, deixe ele seguir seu curso, pois seu fluxo é contínuo”. Assim é a vida, tudo tem o tempo certo para acontecer.
O Tempo é contínuo, divino e soberano. Se corrermos somente atrás das borboletas do jardim do vizinho, elas não virão até nós, mas se prepararmos o nosso próprio jardim, elas o encontrarão e por lá haverão de permanecer. Se transformarmos nosso espaço, nossa vida, nosso ambiente físico e mental em um lugar agradável, bonito e perfumado, inevitavelmente as borboletas hão de vir até nós.
Faça seu jardim! Dê o melhor de si, valorize todos os dias a vida que Deus tão generosamente te presenteou e em retribuição, ela te trará amor e afeição!
Não corra atrás de borboletas alheias, em outros jardins. Cuide, trate, cultive o seu jardim, que elas virão até ele.
Tudo tem sua hora e seu lugar, exatamente como é para ser! Não é porque a vida “teima” em apresentar problemas que você deve achar que ela, a vida, é um problema. Problemas são até naturais e inerentes à existência.
Dê um voto de confiança a si mesmo, com a certeza que os desafios virão e terá força suficiente para conseguir vencê-los. A vida sem problemas é que nos traria problemas, pois não seríamos tão criativos, corajosos e proativos para alcançar a condição de vencê-los.
Ficaríamos privados da alegria e do orgulho de ter vencido, superando nossos próprios limites.
E faça seu jardim. As borboletas, belas e suaves, esperam por ele.
Drª Malba Thania Alves Varjão – Psicóloga Clínica
Que lindo a reflexão Dr Malba assim que desliguei olhei o portal.
Marcos Vinicius Ferreira Alves
Amei essa reflexão dtr malba … Realmente faz sentido em nossas vidas sthefanniy ♥️
Sthefanny