HISTÓRIAMALBA VARJÃO

MEMÓRIA – CARTA PROVALE: DOCUMENTO HISTÓRICO – E ATUAL

Malha Thania Alves Varjão durante mandato de deputada estadual em pronunciamento na ALMT – Arquivo pessoal.

“O vale da promissão brasileiro na Região Centro Oeste, que desde a sonhada marcha para o Oeste; da interiorização da Capital do País; da Expedição Roncador Xingú; da Saudosa Fundação Brasil Central; dos programas Pro-Cerrado, Polocentro; que motivaram a colonização gaúcha e outras cobiças despertadas nesta Região Brasileira, vive ultimamente relegada, ora por falta de programas de ação, ora pelo maior interesse dos governantes, que aproveitando o fluxo progressista desenvolvido em outras regiões, leva a atenção do poder público a desviar-se deste vale onde a duras penas, e pela tenacidade de sua gente, da boa vontade de seus filhos e de seus líderes, sobrevive apenas na esperança de dias melhores.”

Assim começava a “CARTA PROVALE – SÓ A UNIÃO TRAZ A FORÇA”, proposta em 1993 pela então deputada estadual Drª Malba Thania Alves Varjão, que na ocasião chamava a atenção para o esquecimento por parte do governo do estado do Mato Grosso da região do Vale do Araguaia.

A Carta Provale é um documento histórico, que propõe acima de tudo a união e a conciliação com os entes governamentais, onde se valoriza a união e o trabalho conjunto, independentemente de ideologia política ou partidária.

Proposta pela então deputada estadual Malba Varjão, segundo se apurou, à época trouxe inúmeros benefícios e resultados, o que somente foi possível com a assimilação da mensagem e dos objetivos da carta, pela integração em torno de objetivos comuns pelos prefeitos da região do Vale do Araguaia e o consequente atendimento das reinvindicações por parte do governo estadual.

A “Carta Provale” é um exemplo que precisa ser seguido nos dias de hoje. Sua mensagem principal pode ser entendida como: “Só a união é capaz de trazer o progresso”. Vale à pena conhecer seu inteiro teor.

A seguir, imagens do documento.

Malba Thania e Valdon Varjão – Arquivo pessoal

Total Views: 68 ,

Comments (1)

  1. Muito atual. O Brasil precisa de ações como essa. Parabéns por divulgar.
    Carlos M. Franco – Advogado

Comments are closed.