HISTÓRIA

MATUPÁ:  LEI QUE EMANCIPOU O MUNICÍPIO É DE AUTORIA DO SAUDOSO EX-DEPUTADO DR. SEBASTIÃO ALVES JUNIOR

Da redação – Imagem principal: Prefeitura de Matupá – MT

Quem trafega na cidade de Matupá nos dias de hoje, certamente há de passar por uma das avenidas mais movimentadas e importantes da cidade: a Avenida Dr. Sebastião Alves Junior. Mas, por qual motivo a avenida tem esse nome?

Importante que se conheça a história da bela cidade do norte do Mato Grosso. Matupá é uma das mais progressistas e desenvolvidas cidades do estado do Mato Grosso. Situada na confluência de duas importantes rodovias – A BR-163 e a MT-322 (antiga BR-080), à exemplo de Brasília e Palmas, possui avenidas largas, sistema viário eficiente e planejamento urbano moderno.

Surgiu a partir da determinação e empreendedorismo do colonizador Dr. Hermínio Ometto, diretor-presidente do “Grupo Ometto”, que viu a necessidade de implantar no local um polo urbano, que atendesse as necessidades mais urgentes dos colonizadores que se instalavam na região.

Assim, surgiu Matupá, ou na língua Tupi, Cidade Floresta, idealizada por Ometto, com projeto urbanístico de dos professores doutores da USP, Dr. Cândido Malta Campos Filho e Dr. Carlos Costa. A implantação ficou a cargo da empresa Agropecuária Cachimbo S. A., empresa do Grupo Ometto.

O lugar rapidamente se desenvolveu e de maneira natural, surgiu a necessidade de independência, que só ocorreria com a emancipação política, territorial e administrativa, fato que ocorreu a partir da lei 5.317/88, proposta pelo então deputado estadual Dr. Sebastião Alves Junior, que após os trâmites normais e legais, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do mato Grosso e sancionada pelo então governador Carlos Bezerra, em 4 de julho de 1988.

Sebastião Alves Júnior na Assembleia Legislativa do Mato Grosso Imagem: Arquivo família

Portanto, está aí, marcado na história da progressista Matupá, o nome do Dr. Sebastião Alves Junior que, pela generosidade e em retribuição, recebeu a homenagem de ter seu nome em uma das principais avenidas da cidade.

lei-5317-1988

Total Views: 100 ,