HISTÓRIAMALBA VARJÃO

MEMÓRIA – HOMENAGEM DO PORTAL AO DR. SEBASTIÃO ALVES JÚNIOR (in memoriam)

O Portal Valdon Varjão presta uma homenagem ao saudoso Dr. Sebastião Alves Junior, médico, líder classista, tendo sido deputado estadual constituinte e secretário de saúde do estado do Mato Grosso, e que nesta data, 26 de maio, completaria 73 anos de idade.

Chegou muito jovem à cidade de Barra do Garças, em um momento que para o exercício da medicina haviam poucos recursos materiais, e nos rincões distantes da região do Vale do Araguaia, tudo era muito difícil e repleto de carências.

A medicina à época era principalmente curativa, não preventiva. Havia também nos locais mais distantes uma certa aversão ao profissional médico, que por razões culturais, para muitos era facilmente substituível por benzedeiras, curandeiros, mezinhas e remédios caseiros.

O Dr. Sebastião Junior, como era conhecido, compreendia esse lado da população, mas pela forma com que atuava, aos poucos foi adquirindo confiança dos pacientes. Tinha como missão de vida o exercício da medicina como um sacerdócio. Não se importava de dormir em casas humildes, atender crianças, homens, mulheres, idosos, ou quem quer que seja, da melhor e mais humana maneira.

Percebia que aquele povo precisava de saúde, educação, orientação e atenção e não media esforços para levar esses princípios, que resultariam em qualidade de vida ao sofrido povo da região. Oferecia a casa em que morava com a família em Barra do Garças a pessoas humildes, que ali permaneciam longos períodos, até que obtivessem a cura para seus males e pudessem retornar ao seio da família. A maior recompensa que tinha, era que, além da saúde, levassem no coração a alegria de retornar bem, com um sorriso de alegria e felicidade estampado no rosto.

Foi o primeiro presidente da Associação Médica do Vale do Araguaia, e o trabalho o tornou muito conhecido e popular. Apoiado pela família, pela esposa Malba Thania e pelo sogro Valdon Varjão, se elegeu deputado estadual em 1986, fazendo parte da mesa diretora como segundo secretário, na Assembleia Legislativa do Mato Grosso, onde participou ativamente como constituinte estadual, propondo leis e dialogando com seus pares.

Uma de suas proposituras mais importantes resultou na aprovação da Lei 5.317, de 4 de julho de 1988 que criou o município de Matupá, desmembrando o hoje rico e progressista município, das cidades de Guarantã do Norte e Peixoto de Azevedo.

Também foi secretário de saúde do estado do Mato Grosso.

O Dr. Sebastião Alves Junior até hoje é lembrado. Uma das políticas que implantou foi de distribuir filtros de barro à população carente para que ficassem livres de doenças parasitárias, como verminose. Interessante que até hoje há pessoas que dispõem desses filtros em casa, utilizando-os cotidianamente.

Sebastião Alves Junior, em fevereiro de 1989, após uma campanha eleitoral duríssima, partiu juntamente com a família para alguns dias de descanso no Rio de Janeiro, onde tragicamente foi vítima de um acidente automobilístico e veio a falecer.

Deixou três filhos: Danilo Varjão Alves e Lorena Varjão Alves (advogados) e Ludmila
Varjão Alves (médica).

Ao médico, político e amigo de todos, as homenagens do Portal Valdon Varjão.

Total Views: 649 ,

Comments (4)

  1. Meu querido pai presente para sempre em nosso corações ! Te amo
    Danilo Varjão

  2. Dois amigos do coração que estão servindo o Senhor lá no céu. Amaremos eternamente 😢😢😢🙏🙏🙏🙌
    Cely Almeida

  3. Lendo a trajetória do dr Sebastião um filme passou pela minha mente… grande amigo e um profissional humano…
    Deixou um grande legado aos filhos e ao povo de Barra do Garças.
    Maria A. Beretta

  4. Grande homem, deixou muita saudade para família e amigos!
    Larissa Venucia Freitag Varjão Alves

Comments are closed.