Em tempos de pandemia, onde os grandes problemas do país parecem ter ficado esquecidos ou deixados de lado, surgem com frequência relatos de agressões verbais e físicas contra a imprensa e principalmente, contra o regime democrático.
Tais fatos e declarações ultrapassam o terreno às vezes pantanoso das redes sociais e chegam ao mundo real, onde acabam por confundir pessoas, que não tendo o cuidado de se informar devidamente, acabam por replicar e por estimular tais atos.
O regime democrático, por imperfeito que seja, sem dúvida alguma, é o melhor de todos. Foi através do regime democrático, representado pelo voto dos brasileiros, que um ex-operário e seu partido, com origem no chão de fábrica assumiu o poder, sendo depois substituído – também pelo voto – por um ex-capitão do Exército Brasileiro.
Ensaios e tentativas de impor como válidos atos antidemocráticos e ditatoriais são uma afronta à Constituição e àqueles que lutaram pela liberdade ampla, geral e irrestrita e acabam entrando na esfera penal.
A democracia precisa ser cuidada e preservada. Restaurar será sempre mais difícil.