MALBA VARJÃO

O PORQUÊ DO PORTAL VALDON VARJÃO

Há muito que acalento um sonho, uma vontade: dar continuidade a um importante projeto lançado por meu pai, Valdon Varjão, à sua época materializado na Revista Gazita, que circulava no Vale do Araguaia ao final da década de 1970.

Lembro com muita clareza as dificuldades que meu pai enfrentava para editar, publicar e tornar realidade a cada mês aquele empreendimento jornalístico-cultural. Por outro lado, lembro também sua imensa alegria e satisfação quando recebia os exemplares e entregava aos assinantes e distribuidores.

Era difícil, mas a Revista Gazita expunha a vocação de meu pai, Valdon Varjão, de valorizar e deixar para a posteridade o registro de momentos importantes da região do Vale do Araguaia, seus personagens e a história contada por quem a vivia – e viveu. Para ele, mais que vocação, uma missão.

Com o advento da internet, há cerca de oito anos criei um site – Valdon Varjão – onde durante certo tempo alimentei com textos e fragmentos históricos, mas as dificuldades e o tempo escasso não permitiram que desse continuidade e fizesse como queria. Assim, o site Valdon Varjão ficou, se não esquecido, paralisado, quieto, como as milenares formações da Serra do Roncador.

A internet cresceu, se popularizou e se tornou indispensável à vida e ao desenvolvimento da sociedade e o sonho de meu pai, de editar com frequência a Gazita, continuava dentro de mim.

Assim, acabei estabelecendo parcerias e aos poucos dando forma a esse projeto que agora, definitivamente chega como um portal de notícias.

O nome “Portal Valdon Varjão” é uma continuidade da Revista Gazita. Nele, como na revista, traremos registros históricos, fotografias antigas e narrativas dos pioneiros, além de um atualizado e constante volume de informações em tempo real daquilo que acontece em nossa região, no Brasil e no mundo.

É espaço garantido à divulgação de notícias do setor cultural, de turismo, das diversas tradições e das ricas manifestações da nossa região. Divulgaremos o que temos de melhor valorizando sempre nosso povo, nossa gente.

A Revista Gazita renasce, ou melhor, continua sua existência no Portal Valdon Varjão.

            Desde já, manifesto meu agradecimento pelo apoio e prestígio.

 

 

Drª Malba Thania Alves Varjão

Diretora e editora

Portal Valdon Varjão

 

 

Total Views: 146 ,